Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8
Os eleitores que precisam regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez têm até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. Além disso, a transferência do domicílio eleitoral também deve ser realizada até essa data, caso o eleitor tenha mudado de endereço para uma zona eleitoral diferente.
Alistamento Eleitoral:
- Para quem vai tirar o primeiro título de eleitor, é necessário comparecer a um cartório eleitoral para o alistamento.
- Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.
- Documentos como RG, CNH, certidão de nascimento ou casamento são exigidos, assim como comprovantes de residência.
- No caso de homens que completam 19 anos, é necessário apresentar o certificado de quitação militar.
Cadastro Biométrico:
- Eleitores que ainda não possuem cadastro biométrico devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.
Transferência de Domicílio Eleitoral:
- A transferência pode ser feita pela internet, através do Título Net, mas é necessário comprovar vínculo com a localidade onde se pretende votar.
- Vínculos podem ser residenciais, afetivos, familiares, profissionais, comunitários ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade.
- O eleitor deve residir há pelo menos três meses no novo município e já ter passado pelo menos um ano desde o alistamento eleitoral ou última transferência do título, exceto em casos de servidores civis ou militares que se mudaram por transferência ou remoção.
O prazo final de 8 de maio para a realização desses procedimentos está previsto na legislação eleitoral. Após essa data, qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano, marcada para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.
Deixe seu comentário