Golpe do IPVA volta a circular na Bahia com site falso e pix fraudulento
BAHIA 12/Ago/2025 - 08h00
Foto: Arquivo/Blog Regional

Golpe do IPVA volta a circular na Bahia com site falso e pix fraudulento

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) emitiu um novo alerta aos contribuintes sobre um site fraudulento que simula a página oficial do órgão para falsificar a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA. Na página falsa, é gerado um código pix irregular para o pagamento do imposto, prática que caracteriza crime de estelionato digital. Segundo a Sefaz-BA, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), uma versão anterior do golpe já havia sido retirada do ar no mês passado. No entanto, criminosos criaram uma nova página com aparência semelhante à oficial, que já está sendo alvo de investigação e medidas policiais para remoção.
O órgão reforça que os serviços relacionados ao IPVA devem ser acessados apenas pelos canais oficiais: o site www.sefaz.ba.gov.br, onde é possível emitir o DAE para pagamento, e o portal ba.gov.br, que oferece a opção de licenciamento integrado via pix, incluindo imposto, licenciamento e eventuais multas. O pagamento também pode ser realizado com segurança nos canais autorizados do Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob.
Para esclarecer dúvidas ou obter orientações, os contribuintes podem acessar o Balcão Virtual no site oficial, enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo telefone 0800 071 0071 (para chamadas de telefone fixo) e pelos números (71) 3319-2500 ou 3319-2501 (para ligações de celular ou fixo).

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário

0/1000 caracteres
Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.