• Foto: Blog Regional
  • 20 // Out // 2023
  • 19h30

A Derrocada da Rádio Portal Sudoeste: De Referência Estadual a Dificuldades de Sinal

Por Patric Cassiano - Jornalista DRT6216/BA

Houve um tempo em que a Rádio Portal Sudoeste ecoava os sons e vozes da região sudoeste e chapada diamantina com clareza e prestígio. Era uma emissora que se destacava como referência na Bahia, com uma ampla audiência e uma equipe de radialistas e apresentadores invejável. Contudo, nos últimos anos, está estação de rádio tem enfrentado ventos adversos que questionam a sua estabilidade e futuro.

A perda de audiência é palpável, especialmente desde que a estação decidiu deslocar seu sinal de transmissão do "Morro da Torre" para uma localidade considerada inferior. Tal mudança afetou não apenas o alcance da rádio em regiões onde outrora dominava, mas também comprometeu sua transmissão até mesmo no município sede, Livramento de Nossa Senhora. Esta situação colocou a Rádio Portal Sudoeste em desvantagem, resultando na perda de vários anunciantes para a concorrente local, a emissora comunitária 88 FM.

O êxodo de talentos também tem sido uma preocupação crescente para a Rádio Portal Sudoeste. Em menos de uma década, nomes significativos como Patrick Cassiano, DJ Chocolate, Tiago Moreno, Alan Rich, Samuel Tadeu, Keila Nunes e, mais recentemente, Léo Nunes deixaram a emissora. No entanto, não podemos esquecer que a Rádio Portal Sudoeste ainda dispõe de grandes apresentadores em sua grade, como Janilson Santos, Lucas Guarnielle e Alberto Lopes, que continuam a cativar a audiência com suas habilidades e carismas únicos.

Por outro lado, a emissora comunitária 88 FM, com uma programação eclética e popular, atrai ouvintes de todas as idades e preferências. Sua capacidade de atrair profissionais anteriormente associados à Rádio Portal Sudoeste também solidifica sua posição como a nova força dominante na radiodifusão local.

Rumores circulam que mais profissionais planejam deixar a Rádio Portal Sudoeste nos próximos meses. A grande pergunta que permanece é: a emissora conseguirá superar esses desafios e retomar sua antiga glória? Ou estará no horizonte o desligamento de seu transmissor? Só o tempo dirá.