Cenipa conclui fase inicial da investigação do acidente com Voo 2283 da Voepass
Na manhã de segunda-feira (12), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou a fase inicial da investigação do acidente envolvendo o voo 2283 da Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os motores do turboélice ATR 72-500, fabricado pela companhia franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), bem como outras partes do avião que podem ser úteis à investigação, foram removidos e transportados para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo (SP). “A investigação do acidente aeronáutico continua, com o levantamento de informações necessárias para identificar possíveis fatores contribuintes,” explicou a FAB em nota. O Cenipa deve concluir um relatório preliminar com as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias. O voo 2283, operado pela Voepass e com prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última sexta-feira (9), com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), transportando 62 pessoas (58 passageiros e quatro tripulantes). O ATR 72-500 caiu subitamente, rodando em "parafuso" sobre a cidade de Vinhedo, interior paulista, a cerca de 110 quilômetros de Guarulhos. Não houve sobreviventes. Além da investigação do Cenipa, a queda do avião é alvo de dois inquéritos policiais: um da Polícia Federal (PF) e outro da Polícia Civil de São Paulo. A FAB também disponibilizou um avião cargueiro modelo KC-390 para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das vítimas do acidente. Vinte e quatro das 62 vítimas eram de Cascavel. O KC-390 já está na Base Aérea de São Paulo, aguardando as liberações oficiais dos órgãos envolvidos.