Projeto Litoteca Intercultural une conhecimento científico e saberes tradicionais em escola da Chapada Diamantina
No Colégio Estadual Carlos Souto (CECS), em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, está sendo implantada uma iniciativa inovadora chamada Litoteca Intercultural. Idealizado pelas professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, o projeto busca integrar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais da região. A Litoteca consistirá na exposição de materiais como amostras de solos, pedras, argilas e minerais, em parceria com o Instituto de Geologia da UFBA e o apoio das lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. A iniciativa visa promover uma conexão entre saberes geológicos e culturais locais, enriquecendo a aprendizagem dos 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CECS. Além disso, o projeto complementa as práticas sustentáveis da escola, como a permacultura e a valorização da diversidade cultural. As atividades incluirão aulas de campo acompanhadas por representantes do Instituto de Geologia da UFBA e das comunidades tradicionais, fortalecendo o entendimento dos territórios locais. A colaboração das comunidades indígenas e quilombolas será fundamental para aprimorar o conhecimento espacial e cultural dos alunos, representando um marco na rede estadual de ensino.
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