• Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 19 // Out // 2024
  • 09h23

Tragédia em escola da Bahia: adolescente mata três alunos e tira a própria vida

Um estudante de 14 anos matou três alunos a tiros na tarde desta sexta-feira (18) em uma escola localizada no povoado de Serra dos Correias, na cidade de Heliópolis, Bahia. Após atirar nos colegas, o adolescente se suicidou. As vítimas, todos estudantes do Colégio Municipal Dom Pedro 1º, foram identificadas como Adriele Vitória Silva Ferreira, Fernanda Sousa Gama e Jonathan Gama dos Santos, todos com 15 anos. As Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica foram acionadas para o local, onde iniciaram os procedimentos de coleta de evidências, perícia e remoção dos corpos. A Polícia Civil apreendeu um revólver calibre 38, que teria sido utilizado pelo autor dos disparos. O governo da Bahia informou que a Secretaria de Educação do Estado enviou três psicólogos do Programa de Valorização da Saúde do Educador para prestar apoio à comunidade escolar de Heliópolis, que foi abalada pelo ataque. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O Ministério Público da Bahia divulgou uma nota de pesar, na qual se solidariza com as famílias das vítimas e informa que está colaborando na investigação em parceria com as forças policiais. “A instituição manifesta solidariedade às famílias e amigos das vítimas neste momento de dor, bem como à comunidade escolar e aos habitantes da cidade, abalados por essas perdas irreparáveis. O Ministério Público da Bahia reforça as mais sinceras condolências e o compromisso com a busca da justiça, ao tempo em que oferece apoio institucional às famílias das vítimas e à comunidade local”, diz trecho da nota. O governador Jerônimo Rodrigues também lamentou a tragédia em suas redes sociais e declarou luto oficial de três dias no estado. “Já estamos prestando o apoio necessário ao município e ao prefeito Mendonça através da estrutura do Governo do Estado”, afirmou o governador.

  • Foto: Ricardo Stuckert/PR
  • 16 // Out // 2024
  • 19h53

Lula encaminha ao Congresso projeto que aumenta penas para crimes ambientais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional um Projeto de Lei que propõe alterações na Lei nº 9.605, de 1998, com o objetivo de aumentar as sanções penais e administrativas para condutas e atividades prejudiciais ao meio ambiente. O despacho foi encaminhado após reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na terça-feira, 15 de outubro. A proposta visa elevar as penas para crimes ambientais que eram considerados de menor potencial ofensivo, facilitando a aplicação de penas privativas de liberdade. Além disso, o projeto defende a substituição da detenção por reclusão, o que permitiria o uso de técnicas investigativas mais avançadas, como interceptação telefônica, e o enquadramento de organizações criminosas. Entre as principais inovações do documento, está a inclusão do dever de reparação de danos climáticos e ecossistêmicos, assim como novas causas de aumento de pena para condutas mais graves. Em sua justificativa, o presidente Lula ressaltou a necessidade de um projeto mais rigoroso em relação à proteção ambiental, afirmando: "Não poderíamos deixar de enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para ser mais duro com as pessoas que não respeitam a questão ambiental, com as pessoas que não respeitam as leis, que não respeitam aquilo que é essencial para a sua própria sobrevivência, que é a manutenção de um planeta com ar capaz de a gente respirar decentemente."

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 16 // Out // 2024
  • 19h45

Adolescente morre em Brumado enquanto aguardava transferência para hospital especializado

Na manhã desta quarta-feira (16), o adolescente Pedro Gabriel, de 15 anos, faleceu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, enquanto aguardava transferência para uma unidade hospitalar com maior capacidade de atendimento. Diagnosticado com pancreatite aguda e hepatopatia, o jovem necessitava de tratamento especializado em hepatologia, necessidade apontada pelo hospital desde o dia 2 de outubro. Na sexta-feira (11), a Justiça de Brumado emitiu uma determinação judicial para que Pedro Gabriel fosse transferido para uma unidade de saúde capaz de oferecer o tratamento adequado. Apesar da decisão e dos esforços de sua mãe, Adriana Alves, que recorreu à imprensa local em busca de ajuda, a transferência não aconteceu a tempo. Por volta das 5h desta quarta-feira, o quadro clínico de Pedro Gabriel se agravou e ele faleceu. A causa da morte foi relacionada às complicações de sua condição de saúde.

  • Foto: Alan Dantas/Ascom SSP
  • 16 // Out // 2024
  • 19h40

Bahia registra queda de 15% nos roubos de veículos em 2024

A Bahia registrou uma queda de 15% no número de roubos de veículos entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse percentual equivale a uma redução de 1.452 casos em números absolutos. O resultado é atribuído a ações preventivas, estratégias de inteligência e o uso de tecnologia voltada para o combate à prática criminosa. De acordo com o tenente-coronel PM Edmundo Assemany, comandante do Batalhão Apolo, o trabalho integrado entre as Polícias Militar e Civil, com o suporte da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi fundamental para a redução dos casos. "Intensificamos o patrulhamento ostensivo e as ações de inteligência, tomando como base a mancha criminal. Importante ressaltar que a vítima de furto ou roubo de veículo, ligando imediatamente para o 190, consegue incluir os dados como modelo, cor e placa no Sistema de Reconhecimento da SSP. Assim que esse carro ou moto passar por uma das câmeras, receberemos o alerta e vamos efetuar a recuperação", explicou o oficial.

  • Foto: Divulgação / Cippa Lençóis
  • 16 // Out // 2024
  • 19h25

CIPPA/Lençóis participa de ação para prevenir crimes ambientais em Guanambi

Desde o dia 13 de outubro, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) participa da Operação Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no Oeste da Bahia. A operação é realizada em parceria com o Ministério Público, polícias e órgãos ambientais, com o objetivo de combater crimes ambientais e preservar os recursos naturais da região. A ação está concentrada na cidade de Guanambi e municípios vizinhos, onde são fiscalizadas atividades como desmatamento, poluição e exploração irregular de recursos hídricos. Além da repressão a práticas ilegais, a FPI busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. A operação deve continuar nos próximos dias, com a CIPPA/Lençóis e os órgãos envolvidos monitorando possíveis irregularidades e promovendo a educação ambiental na região.

  • Foto: Rafael Ribeiro / CBF
  • 15 // Out // 2024
  • 23h54

Brasil goleia Peru por 4 a 0 e avança nas Eliminatórias da Copa do Mundo

O Brasil dominou a seleção do Peru e venceu por 4 a 0, nesta terça-feira (15), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A vitória marca a segunda consecutiva da seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, aumentando a confiança da equipe. Os gols foram anotados por Raphinha, que marcou duas vezes de pênalti, além de Andreas Pereira, que balançou as redes com um voleio, e Luiz Henrique. Com o resultado, a Seleção Brasileira alcança 16 pontos e ocupa a quarta posição na tabela, empatada em pontos com o Uruguai, mas a seis da líder Argentina, que venceu a Bolívia. O Peru, por sua vez, tem apenas seis pontos e está em penúltimo lugar na tabela, fora da zona de classificação. A Seleção Brasileira entrará em campo novamente daqui a um mês, quando visita a Venezuela, no estádio Monumental de Maturín, no dia 14 de novembro.

  • Foto: Tiago Dantas/Ascom Sema
  • 15 // Out // 2024
  • 23h39

Força-tarefa resgata aves silvestres em operação contra tráfico de animais em Caetité

Nesta terça-feira (15), a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco realizou uma operação em Caetité, sudoeste da Bahia, resultando no resgate de diversas aves silvestres, algumas ameaçadas de extinção. A ação envolveu o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a ONG Animalia. Além do resgate de aves, a operação também fiscalizou criadouros de passeriformes e investigou denúncias de criação e comércio ilegal de animais silvestres. O coordenador de fauna da FPI, Frederico Santos, explicou que a criação irregular dessas espécies prejudica o meio ambiente. "Essas aves desempenham funções ecológicas importantes, como a dispersão de sementes, e quando retiradas de seu habitat, o equilíbrio natural é afetado", disse. As operações foram reforçadas em áreas rurais, onde a captura de aves para o comércio ilegal é comum. A PRF também atua para monitorar rotas de tráfico de animais silvestres no estado da Bahia. "Temos identificado que muitas dessas aves são transportadas para outras regiões do país, utilizando principalmente feiras livres", destacou o policial rodoviário Marcos França. As aves resgatadas foram encaminhadas para triagem em Guanambi, onde veterinários realizaram exames. De acordo com Vanessa Santana, representante da ONG Animalia, as aves em estado grave serão levadas aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema para tratamento especializado.

Força-tarefa resgata aves silvestres em operação contra tráfico de animais em Caetité
  • Foto: Tiago Dantas/Ascom Sema
  • 15 // Out // 2024
  • 23h39

  • Foto: Divulgação / Cipe Sudoeste
  • 15 // Out // 2024
  • 22h53

Cipe Sudoeste prende homem armado em Aracatu e apreende grande quantia em dinheiro

Na tarde desta segunda-feira (14), por volta das 14h, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo durante uma operação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, no município de Aracatu, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu após denúncias de que o suspeito estaria armado e ameaçando pessoas para cobrar dívidas financeiras. Durante a abordagem ao veículo do suspeito, os policiais localizaram um revólver calibre 38 com numeração raspada, configurando crime. O homem, ao ser questionado, admitiu não possuir autorização para portar a arma. Na sequência, a equipe da Cipe realizou buscas em sua residência e no bar de sua propriedade, onde foram encontrados dois cartuchos intactos do mesmo calibre e a quantia de R$ 47.035,00 em espécie. O suspeito foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi apresentado junto ao material apreendido. Ele responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, além de outros possíveis desdobramentos relacionados ao caso.

  • Foto: Reprodução/ O Estadão
  • 15 // Out // 2024
  • 21h59

Recurso de inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos começa a tramitar no TSE

O recurso que contesta a inelegibilidade da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), começou a tramitar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro André Ramos Tavares foi designado como relator do processo e será responsável por analisar os detalhes e apresentar um relatório sobre o caso. Tavares, que ocupa a função de ministro efetivo no TSE desde maio de 2023, nomeado pelo presidente Lula, poderá decidir monocraticamente pelo deferimento ou indeferimento do recurso. Caso contrário, o processo poderá ser encaminhado para julgamento em plenário pela Corte Eleitoral. Sheila Lemos foi eleita no primeiro turno das eleições com mais de 116 mil votos, mas seus votos foram anulados provisoriamente, estando "sub judice" devido a uma decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O TRE declarou a prefeita inelegível com base no entendimento de que o grupo político familiar ao qual pertence estaria assumindo um terceiro mandato consecutivo. O argumento é que sua mãe, Irma Lemos, ex-vice-prefeita, assumiu a prefeitura de 2017 a 2020, durante a licença do então prefeito Herzem Gusmão, que se afastou por problemas de saúde. Se o TSE decidir pelo deferimento do recurso, Sheila poderá ser diplomada e assumir o cargo de prefeita. Caso contrário, o processo poderá ser levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para última instância de recurso. Se perder também no STF, novas eleições municipais serão convocadas. Até lá, o presidente da Câmara de Vereadores poderá assumir o cargo de prefeito, caso o processo não seja resolvido até o dia 1º de janeiro de 2025.

  • Foto: Blog Regional
  • 15 // Out // 2024
  • 21h23

Prefeito de Rio de Contas tem contas de 2021 e 2022 rejeitadas pela Câmara Municipal

Nesta terça-feira (15), a Câmara de Vereadores de Rio de Contas, rejeitou as contas da Prefeitura referentes aos exercícios financeiros de 2021 e 2022. A decisão foi tomada durante Sessão Ordinária com a presença dos nove vereadores que compõem a Casa Legislativa. Seguindo o Regimento Interno, a análise da prestação de contas de 2021 foi colocada em votação secreta, resultando na rejeição por 6 votos a 3. Na sequência, as contas de 2022 foram analisadas, com o mesmo placar: 6 votos pela rejeição e 3 contrários. Antes da votação, o prefeito Cristiano Cardoso de Azevedo foi notificado diversas vezes pela Câmara para apresentar sua defesa em relação às irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA). No entanto, ele optou por não responder às notificações nem se manifestar. Com a rejeição das contas, o prefeito pode ficar inelegível por oito anos, conforme prevê a Lei Complementar nº 64/90, conhecida como Lei das Inelegibilidades, que impede a candidatura de gestores que tenham suas contas reprovadas pelo Legislativo.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 15 // Out // 2024
  • 21h00

Prefeito eleito de Jussiape e filho recebem ameaças de morte; Polícia investiga

O médico Guilherme Luz e seu pai, José Luz, prefeito eleito de Jussiape, foram alvo de ameaças de morte, de acordo com um boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Barra da Estiva. Guilherme relatou que estava a caminho de Barra da Estiva pela BA-142 quando recebeu uma ligação telefônica de um número não identificado. Na ligação, uma pessoa desconhecida mencionou o nome de seu pai, dizendo: “José, José… você me conhece?”. Guilherme corrigiu, informando que ele estava ao telefone, e então a pessoa fez ameaças, afirmando que “em dezembro Zé morre”, referindo-se ao prefeito eleito José Luz. Preocupado com a segurança, Guilherme compartilhou o incidente em suas redes sociais, afirmando que tanto ele quanto seu pai vão adotar medidas de precaução enquanto aguardam o desenrolar das investigações. A Polícia Civil está investigando o caso e tomando as medidas necessárias para identificar o autor das ameaças.

  • Foto: Blog Regional
  • 15 // Out // 2024
  • 20h52

Caixa reduz limite de financiamento e exige entrada maior para imóveis de até R$ 1,5 milhão

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças nas regras de financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As novas regras, que entram em vigor a partir de 1º de novembro, incluem a limitação do valor dos imóveis financiados a R$ 1,5 milhão e o aumento da entrada exigida dos compradores. A medida impacta a compra e construção individual de imóveis e impõe uma restrição adicional: os clientes não poderão ter outro financiamento habitacional ativo com a Caixa. Além disso, a cota financiada será reduzida. Pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), o banco financiará até 70% do valor do imóvel, uma redução em relação aos 80% anteriormente permitidos. No sistema Price, o financiamento será limitado a 50%, ante os 70% atuais. No SAC, as parcelas diminuem ao longo do tempo, enquanto o sistema Price mantém as prestações constantes. A Caixa esclareceu que imóveis de empreendimentos já financiados pela instituição não serão afetados, e propriedades já adquiridas manterão as condições atuais de financiamento. A instituição também afirmou que está em discussões com o mercado e o governo para expandir o crédito imobiliário no país.

  • Foto: Joá Souza/GOVBA
  • 15 // Out // 2024
  • 20h43

Mais de 5 mil pessoas aderiram ao serviço da CNH em Casa

Desde março de 2024, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) oferece aos cidadãos baianos a opção de receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa. Isso mesmo, em um convênio com os Correios a entrega do documento é feita na residência do cidadão. Desde o lançamento, mais de 5 mil pessoas optaram por essa comodidade. Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs) estão orientados pela Secretaria de Administração (SAEB) para oferecer o serviço aos cidadãos. Além da modernização no processo de solicitação da CNH, essa modalidade pode ser solicitada para quem busca a primeira habilitação, CNH definitiva, renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria.  Por se tratar de um serviço opcional, tem custo adicional de R$ 26,00. Mas, se preferir o método tradicional, o cidadão pode retirar a CNH no Detran ou no SAC onde foi solicitada, sem custo extra. É importante ressaltar também que a entrega só é feita no território baiano, dentro do estado da Bahia. Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, os números mostram a adesão do cidadão a CNH em Casa. “Nós já fizemos a entrega de 4430 CNHs e quase 6 mil pessoas solicitaram a entrega nas residências. Agora a CNH chega direto no endereço atualizado do solicitante. O Governo do Estado segue investindo para proporcionar mais praticidade com menos burocracia”,  enfatizou. Após aderir, o cidadão pode acompanhar o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios. "Firmamos esse convênio com os Correios por avaliar que a entrega do documento em casa facilita a vida do cidadão. É um serviço opcional e que traz praticidade, que dispensa a ida aos postos SAC para retirar o documento, além da economia com armazenamento e infraestrutura”, conclui o secretário da Administração, Edelvino Góes. Renovação, troca de permissão e primeira habilitação lideram o ranking das solicitações.

  • Foto: Blog Regional
  • 15 // Out // 2024
  • 20h31

Prefeitura de Aracatu decreta emergência por crise hídrica na área rural

A prefeita de Aracatu, Braulina Lima Silva, declarou situação de emergência em toda a zona rural do município, que sofre com uma severa seca. O decreto, válido por 180 dias, foi publicado no Diário Oficial no dia 11 de outubro e busca facilitar medidas emergenciais para mitigar os efeitos da estiagem. De acordo com o documento, o período entre abril e setembro de 2024 registrou chuvas esparsas e insuficientes, deixando a água disponível imprópria para o consumo humano. A situação tem levado o município a utilizar carros-pipa como principal recurso para abastecer as comunidades rurais afetadas. A classificação da emergência como nível II permite que o governo municipal adote ações mais rápidas e efetivas para minimizar o impacto da crise hídrica sobre a população rural. A prefeitura destacou a urgência de medidas para garantir o fornecimento de água e prevenir maiores danos às famílias e atividades agrícolas.

  • Foto: Arquivo/Blog Regional
  • 15 // Out // 2024
  • 19h54

Paciente internada em Vitória da Conquista após complicações em cirurgia plástica realizada por biomédica

Uma paciente foi internada em estado crítico no Hospital de Vitória da Conquista após sofrer complicações graves durante uma cirurgia plástica. O procedimento, realizado por uma biomédica, foi confirmado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), que recebeu a denúncia na segunda-feira (14). A paciente buscou a profissional para realizar uma lipoaspiração da região submentoniana, conhecida popularmente como “lipo da papada”. O custo do procedimento varia a partir de R$ 6 mil, dependendo da cidade, hospital e profissional escolhido. Durante a cirurgia, a biomédica fez uma incisão no pescoço da paciente, causando lesões em diversos vasos sanguíneos e comprometendo a respiração. O cirurgião plástico Géza Ürményi, atual coordenador da comissão de especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alertou que a "lipo da papada" é um procedimento de risco, devido à presença de artérias importantes na região do pescoço, como a carótida. O CREMEB realizou uma visita de fiscalização ao hospital onde a paciente está internada e coletou informações do prontuário. A assessoria do Conselho informou que planeja denunciar a biomédica ao Ministério Público do Estado da Bahia por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. Além disso, o CREMEB destacou que outras intervenções judiciais foram realizadas contra biomédicos que anunciaram procedimentos médicos, resultando em condenações e multas. O cirurgião Géza Ürményi enfatizou a importância de verificar se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e cautela com imagens divulgadas nas redes sociais, que podem ser manipuladas.

Eventos